top of page
2.jpg

Ensino

Método

O Colégio Época da Graça está fundamentado em Abordagem por Princípios e na Metodologia Acrescer. Funciona através de Centros de atividades onde as habilidades motoras, linguísticas, relacionais e lógico-matemáticas são estimuladas através dos Módulos (Português, Matemática, Natureza, Sociedade), Faz de Conta, Brinquedoteca, Artes, Parque, Psicomotricidade, Movimento e Interação, Minicidade, Espaço de Leitura e Horta. A criatividade, a interação social, a autoestima e os valores cristãos completam o quadro das atividades desenvolvidas com a finalidade de auxiliar a criança a crescer de maneira saudável e completa.

Educação por Princípios

Conforme apresentada pela FACE – Foundation for American Christian Education, entidade que definiu e estruturou essa abordagem, Educação por Princípios é “um método cristão de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”. Visa fundamentalmente treinar a mente para pensar de acordo com os padrões de Deus e ampliar o alcance do conhecimento, a partir da compreensão dos seus conceitos rudimentares. Figuradamente, é como plantar sementes (“princípios”), que formarão um novo homem a partir da renovação de seu interior (Rom. 12:1). Ensinar com uma abordagem por princípios implica buscar a fonte, entender os fundamentos, agir consistentemente.

O sistema educacional baseado na Educação por Princípios define:

smiling-girl-studying-at-home.jpg
child-drawing-with-crayons-sitting-at-table-in-kitchen-at-home.jpg
little-boy-with-syndrome-dawn.jpg

Filosofia

-Centrada em Cristo, como razão e fundamento de todo conhecimento.

- Estabelece como propósito conhecer a Deus, ter comunhão com Ele, aprender sobre Sua criação e poder trabalhar com Ele para manifestar Sua glória.

- Aponta para quem ou o que está governando ou direcionando a situação, ensinando a pensar do interno para o externo.

- Opõe-se à visão humanista, relativista, que distorce o sentido do conhecimento ao fundamentá-lo no homem, sem compromisso moral.

Currículo

- Define um contexto de aprendizagem consistente, integrando as matérias sob a perspectiva da soberania de Deus e Seu propósito na criação.

- É comunicado como uma experiência viva do professor para o aluno, através de seu exemplo e domínio da matéria.

- Contempla a providência divina na história, como pano de fundo para o desenvolvimento do aprendizado.

- Opõe-se à apresentação fragmentada e meramente informativa das matérias.

Metodologia

- Desenvolve o raciocínio criativo, constrói o conhecimento através da pesquisa e fundamenta o aprendizado na aplicação de princípios bíblicos.

- Usa o Fichário de Anotações como exercício de mordomia na educação, e enfatiza a utilidade do conhecimento.

- O ensino é visto como um processo individual, adequado à necessidade de cada criança.

- Opõe-se a métodos pré-fabricados e consumistas, que acarretam dependência do meio psicossocial.

4.png
bottom of page